sexta-feira, 27 de julho de 2012

MEU NHOQUE FEITO A MÃO


Eu sempre adorei nhoque, mas com certeza depois que eu aprendi a fazê-los a mão em um curso de cozinha sobre “Culinária do sul da Itália”  atingiram um novo nível de sabor e consistência. Normalmente aqueles comprados no supermercado são muito farinhosos ou então ficam moles depois do cozimento, com essa receita consegui o melhor do que as batatas me podem oferecer! A base pode ser sempre a mesma, os molhos podem ser milhares, com um pouco de criatividade e do que se tem na geladeira! Aqui em baixo uma sugestão bem simples e fresca por culpa da sálvia!



Para os nhoques
(3 pessoas)

300 gr de batatas
100 gr de farinha de trigo
1 gema do ovo
Folhas de salvia
Sal


Para o prato
Dados de speck (um presunto de parma defumado, se não encontrar se pode fazer com bacon defumado)
Sálvia fresca
Manteiga
1 ovo

SPECK


Começamos cozinhando bem as batatas, em seguida descascamos, amassamos e deixamos descansar em papel toalha por algumas horas. O ideal è fazer um dia antes, assim toda a água presente na batata vai embora e esse è o segredo pra consistência perfeita dos nhoques.
Adicionar a fainha, a gema do ovo, uma parte da sálvia cortada em pedacinhos muito e um pouco de sal. Trabalhar a massa por pouco tempo, até que fique homogênea. Não ficar muito tempo “brincando” com a massa, para evitar que as batatas ainda liberem água, o que poderia estragar todo o trabalho.
Em uma mesa com farinha criar com a massa rolinhos compridos, que serão cortados em quadradinhos de mais ou menos 2,5 cm. Misturar bastante farinha para evitar que grudem uns nos outros.
Em uma frigideira de bordas altas derreter uma boa colher de manteiga sem sal, adicionar o speck e refogar bem. Depois adicionar a sálvia, sal e pimenta do reino moída ao momento. Cozinhar os nhoques em água salgada até que subam a superfície. Passá-los à frigideira ainda no fogo, saltar bem. Fora do fogo adicionar o ovo, já batido. No final um pouco de parmesão ralado e pimenta do reino moída na hora!

Buon appetito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário