terça-feira, 31 de julho de 2012

PAELLA COM AMOR


A paella pra mim é um prato emocional. Me lembra o meu pai que tá lá no Brasil e que faz uma paella como se deve, na brasa, e me lembra Espanha, esse país cheio de aromas, cores e sons incríveis! Aprender a fazer a paella me custou alguns quilos de arroz e várias tentativas falidas, mas agora que eu domino a prática falta só um jardim e uma paelleira para 10 pessoas e podemos começar a fiesta!
Eu gosto da paella mista, ou seja de terra e mar, aproveitando de todos os sabores possíveis! O essencial desse prato é entender e respeitar cada ingrediente, o seu tempo de cozimento e a sua consistência e não ter pressa pra terminar, porque o melhor é poder sentir cada ingrediente que chega devagar, enchendo a casa de aromas!

Para 5 pessoas

Uma panela de 27 cm de diametro
Arroz parbolizado
200 gr de sobracoxa de frango desossada
200 gr de carne de porco cortada em cubos grandes
150 gr de camarões
1 lagostin para cada pessoa
200 gr de maricos na casca
200 gr de lula
1 Pimentão vermelho
½ Cebola
150 gr de ervilhas congeladas
1 tomate não muito maduro
Salsinha
Vagem (não são indispensáveis, só para quem gosta)
Azeite extra virgem
Caldo feito com as cabeças de camarão

Se você não tem a verdadeira paelleira, podem usar uma frigideira com a borda alta, de mais ou menos 27 cm de diâmetro que é o suficiente para 05 pessoas. O importante é usar uma boca do fogão tão larga quanto a panela, para poder cozinhar todos os ingredientes ao mesmo tempo.
Começamos com uma boa quantidade de azeite de oliva, o suficiente para refogar a carne. Iniciamos com a carne de porco e o frango. A cada ingrediente temos que adicionar um pouco de sal, desse jeito no fim teremos todos os sabores bem equilibrados. Deixamos refogar a carne por alguns minutos e podemos colocar a cebola bem picadinha. Depois o pimentão picadinho, a ervilha e a vagem. Cozinhar um pouco e retirar a carne, porque como já explicado, é importate respeitar o tempo de cozimento e ninguém quer comer carne ressecada!
Agora podemos colocar os mariscos que deixamos no vapor por alguns minutos, assim colocamos na paella somente metade da concha do marisco. Nesse momento adicionamos a lula e o tomate, lembrando de salgar a cada ingrediente.  É a hora de colocar o caldo, para regular a quantidade, calcular 1.5 cm da borda da panela. Junto com o caldo o açafrão, a salsinha e pra quem gosta, um pouquinho de pimenta ( nessa receita eu prefiro não colocar).
Cinco minutos de repouso para uma taça de vinho branco enquanto os ingredientes trabalham juntos para criar um pefuminho maravilhoso, porque agora é o momento do protagonista, o arroz.
A quantidade vai depender do tamanho da panela. Para explicar melhor, temos que cria ruma espécie de canal de uma borda a outra da panela, onde vamos colocar o arroz. Essa é a capacidade da nossa panela! Misturamos bem e agora podemos adicionar os camarões ( com ou sem a casca) e alguns minutos depois devolvemos as carnes à panela. Posicionamos os lagostins e alguns mariscos e camarões que deixamos de lado para a decoração. Esperamos o cozimento do arroz, que tem que ficar bem crocante na parte de fora, e servimos com um bom vinho branco gelado e pra quem tem o privilégio: no jardim!

Buon Appetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário