sexta-feira, 27 de julho de 2012

RISOTTO À MILANESA


Essa è uma receita fácil que traz o sabor da tradição de Milão. Aqui eles chamam de arroz amarelo que pode ser um prato servido sozinho ou então acompanhamento para outros elementos da tradição como o ossobuco . O  arroz amarelo è para todos os gostos e com alguns ingredientes a mais pode virar um “risotto alla milanese”  bem especial!  O ingrediente principal é o açafrão, que não è quele pózinho amarelo que temos pra vender no supermercado brasileiro, o original è um tempero muito valioso e que no Brasil se encontram nas lojas de produtos importados. Mesmo que custe um pouquinho a mais, vale a pena, porque basta realmente um pouco para dar um sabor super especial!

Ingredientes:
1 xícara de Arroz arboreo
2 Linguiças coloniais frescas
5 gr de Açafrão
Cebolinha
½ cebola dourada
Vinho branco seco
Caldo de verduras preparado com cenoura, salsão, cebolinha e cebola.
1 colher de creme de leite fresco
Parmesão ralado
Azeite de oliva, pimenta e sal.

O caldo vegetal è um preparado simples, mas que dá um sabor especial sem ter que usar aqueles prontos. Leve a ferver uma panela grande com água, cenoura, cebola, salsão e cebolinha e deixe por 2 horas mais ou menos. Essa è uma coisa que se pode fazer e depois congelar, assim você terá o seu caldo pronto outras vezes. 
açafrão

Para o risotto, começamos refogando a linguiça em fatias finas com um pouco de azeite. Retirar as linguiças e refogar a cebola e o arroz. Fritar bem o arroz até que fique transparente, colocar novamente as linguiças e adicionar um copo de vinho branco. Reduzir bem para que o álcool evapore. Adicionar o caldo pouco a pouco e acompanhar o cozimento do arroz para servi-lo bem al dente. Quase no fim do cozimento adicionar o açafrão, verificar o sal e pimenta. Desligar o fogo e adicionar uma colher de creme de leite fresco e um punhado de parmesão ralado. Esperar alguns minutos para amalgamar bem o queijo. Servir com cebolinha cortada na ora e um fio de um bom azeite de oliva.
Buon Appetito!

Em italiano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário